segunda-feira, 18 de junho de 2012

Governo de SP estuda cotas para concurso

Governo de SP estuda cotas para concurso

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Segundo a colunista da BandNews FM, Mônica Bergamo, projeto procura compensar 400 anos de escravidão - Da BandNews

O governo de São Paulo estuda adotar o sistema de cotas para negros no estado, segundo informou a colunista da BandNews FM, Mônica Bergamo. Se essa ideia vingar, “São Paulo será o segundo grande estado a aderir a um sistema que procura compensar as distorções ocasionadas por 400 anos de escravidão”, diz a jornalista.

O Rio de Janeiro baixou um decreto destinando 20% das vagas a negros e índios na administração direta e indireta no ano passado. “E a adesão de São Paulo seria, dessa forma, muito importante e simbólica”, afirmou a colunista.

A secretária de Justiça de São Paulo, Heloísa Arruda, preparou um estudo que foi enviado ao governador Geraldo Alckmin sobre o tema. Até agora prevalece no governo que isso seja feito não por meio de um sistema de cota, em que é reservado não um número de vagas, mas um sistema de bônus semelhante ao que é usado em universidades paulistas.

Assim, segundo Mônica Bergamo, a medida aumentaria em cerca de 7% da nota das pessoas declaradas negras, pardas e indígenas. “A medida ia na esteira da histórica decisão do STF (Supremo Tribunal Federal)  que autorizou as universidades manterem seus sistemas de cotas” , ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário