sábado, 23 de abril de 2011

Instituto Federal de Santa Catarina - IF-SC tem reserva de vagas

O Instituto Federal de Santa Catarina - IF-SC desenvolve ações para ingressso:

Isenção (gratuidade) da taxa de inscrição...

Atendimento diferenciado para pessoas com necessidades específicas...

Reserva de Vagas (cotas) no ingresso de cursos de graduação: o IFSC adota dois tipos de reserva de vaga:
  • aos candidatos negros que tenham cursado o Ensino Médio em escola pública (10%);
  • aos demais candidatos que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola pública (50%).
Dúvidas sobre os processos de seleção:
  • 0800 722 0250
  • e-mail: ingresso@ifsc.edu.br
Extraído de IFSC
__________


Udesc adota cotas para alunos de escola pública e negros a partir do vestibular de inverno

07/04/2011 - 21h14min

Florianópolis - A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) abre nesta sexta-feira (8/04/2011), às 13h, as inscrições para o vestibular vocacionado de inverno com uma novidade: a adoção do sistema de cotas para alunos oriundos das escolas públicas e para os negros. Dessa forma, 20% das 1.320 vagas oferecidas em 32 cursos da instituição, serão destinadas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino, e outras 10% das vagas estão reservadas para pessoas do grupo racial negro.

O reitor da Udesc, Sebastião Iberes Lopes Melo, explica que a medida segue o Programa de Ações Afirmativas criado pela Resolução nº 33/2010 do Conselho Universitário. “É a primeira vez que a Udesc irá adotar o sistema de cotas. É a promoção da inclusão social e étnica respeitando a diversidade cultural e contribuindo para a busca da erradicação das desigualdades sociais”, diz o reitor.

Outra grande novidade deste vestibular é a oferta de 40 vagas para o curso de Engenharia do Petróleo, no Centro de Educação Superior da Foz do Rio Itajaí (Cesfi), em Balneário Camboriú. O curso, inédito em Santa Catarina e com duração de cinco anos em período integral (manhã e tarde), contou com a colaboração de engenheiros da Petrobras e professores da Udesc para o desenvolvimento do projeto pedagógico. “O curso será bem moderno e atenderá as exigências do mercado. Os alunos estarão prontos para trabalhar em empresas como a Petrobras”, avalia o Engenheiro do Petróleo da Petrobras e membro da comissão do projeto pedagógico do curso, Atila Piekarski.

Vagas

As 1320 vagas oferecidas para o vestibular vocacionado de inverno são para dez Centros da universidade. Em Florianópolis, as oportunidades são para os cursos de Administração (Vespertino e Noturno), Administração Pública, Ciências Econômicas, Educação Física – Bacharelado, Educação Física – Licenciatura, Fisioterapia, História e Pedagogia. O Centro de Balneário Camboriú irá oferecer o curso de Engenharia do Petróleo. Em Joinville, as vagas são para os cursos de Ciência da Computação, Matemática, Química, Física e para as Engenharias (Civil, Produção e Sistemas, Elétrica e Mecânica). Em Lages, estão sendo ofertados os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal.

Completam ainda a listagem dos cursos oferecidos, os de Sistemas de Informação e Engenharia Industrial Mecânica, em São Bento do Sul; Enfermagem, Engenharia de Alimentos e Zootecnia, no Oeste Catarinense; Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e Engenharia Sanitária, em Ibirama; e Arquitetura e Urbanismo e Engenharia da Pesca, em Laguna.

Inscrições e provas

Os interessados em participar do vestibular vocacionado de inverno da Udesc deverão se inscrever, a partir do dia 8 de abril, às 13h, até o dia 6 de maio, às 20h, no www.vestibular.udesc.br e pagar uma taxa de R$ 75,00. Nesta edição, 139 pessoas poderão concorrer as vagas sem pagar a taxa já que conseguiram a isenção pelo critério socioeconômico ou por serem doadores de sangue.

As provas serão divididas em duas fases, sendo ambas eliminatórias e classificatórias. A primeira fase (prova de conhecimento geral do Ensino Médio, comum para todos os candidatos) terá duas etapas e será aplicada no dia 5 de junho: a primeira etapa, das 9h às 12h30, terá 60 questões objetiva de múltipla escolha distribuídas em Matemática, Biologia, História, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e Conhecimentos Gerais de Santa Catarina. A segunda etapa, das 15h às 18h30, também terá 60 questões de Física, Química, Geografia e Português.

A segunda fase que acontecerá no dia 3 de julho também terá duas etapas. Na primeira, das 9h às 12h30, terá uma prova de redação e na segunda, das 15h às 18h30, acontece a prova de conhecimentos específicos, com quatro questões discursivas e/ou habilidades específicas. Todas as provas serão
aplicadas nas cidades de Florianópolis, Balneário Camboriú, Joinville, Chapecó, Lages, Ibirama, Laguna e São Bento do Sul. Outras informações podem ser obtidas no edital do Concurso Vestibular Vocacionado Udesc – 20011/2, no www.vestibular.udesc.br ou pelo telefone (48) 3321-8098.

Fundação Universidade do Estado de SC

Fonte: Rádio Criciúma

Nenhum comentário:

Postar um comentário