sábado, 18 de fevereiro de 2012

Lobby contra estudos do clima nas escolas

Lobby contra estudos do clima nas escolas
17 fev 2012

Documentos vazam e mostram mobilização de ONG americana para tirar Aquecimento Global do currículo


Justin Gillis e Leslie Kaufman
 / do New York Times

Documentos vazados na internet sugerem que uma organização conhecida por atacar a ciência do clima estaria planejando uma nova ação para tentar minar o ensino do Aquecimento Global em escolas públicas dos Estados Unidos. A ONG de Chicago chamada de Instituto Heartland pretende promover um currículo que lance dúvidas sobre a constatação científica de que as emissões de combustíveis fósseis têm consequências ruins para o planeta.

“Diretores e professores estão fortemente inclinados na direção de uma perspectiva alarmista”, diz o documento.

Especialistas que defendem o ensino de ciências já estavam se preparando para uma batalha. Eles alertam que os esforços para minar as matérias que tratam de Aquecimento Global estão se espalhando pelos Estados Unidos e temem uma luta semelhante à travada contra o ensino da evolução nas escolas públicas.

Em um memorando, o Instituto Heartland reconheceu que alguns dos seus documentos internos tinham sido roubados. Seu presidente, em nota, não confirmou se as versões que circulam na internet desde a última terça-feira foram modificadas ou não, alegando falta de tempo para checar estas informações. O Instituto chegou a se desculpar com doadores cujos nomes foram divulgados nestes vazamentos, reforçando a ideia de que eles são autênticos.

Muitos detalhes das operações da ONG, incluindo salários e as ações recentes para angariar recursos, estão descritas. Os documentos foram enviados por e-mail para ativistas climáticos por um remetente que usou o nome “de dentro do Heartland”. Rapidamente o material foi republicado em sites que abordam as Mudanças Climáticas.

O Instituto Heartland se define como uma organização libertária, com interesses em uma ampla gama de questões de políticas públicas. Nos documentos vazados há a estimativa de movimentar 7,7 milhões de dólares neste ano.

Os documentos também mostram que o grupo recebeu dinheiro de algumas das maiores corporações do país, incluindo algumas que há muito defendem a luta contra as Mudanças Climáticas.

Os documentos normalmente dizem que essas doações foram destinadas a projetos não relacionados à mudança climática, como a publicação de boletins informativos. Mesmo assim, várias destas empresas, entre elas a GlaxoSmithKlin e a Microsoft, se apressaram na quarta-feira a se desassociar da postura da ONG.

O plano mais recente da Heartland, os documentos dizem, é criar um currículo para as escolas públicas no qual a ciência do clima é questionada. Para isso, a ONG separou 200 mil dólares em 2012. O currículo diria, por exemplo, que “se os seres humanos estão mudando o clima é uma grande controvérsia científica”.

Extraído de tvmeioambiente

Original em O Globo - 17 fev 2012 - Caderno Economia - p. 36 - Ciência


Nenhum comentário:

Postar um comentário