sábado, 15 de janeiro de 2011

UEMS orienta candidatos sobre inscrição no SISU

UEMS orienta candidatos sobre inscrição no SISU

Por DA REDAÇÃO do Correio do Estado 15/01/2011 00h01

O período para que os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) façam a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai de domingo à terça-feira (16 a 18), somente pela internet. A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) alerta que o curto período de tempo reservado para as inscrições vai exigir que os candidatos estejam atentos para não perderem nenhuma data estipulada pelo Ministério da Educação (MEC).

“É importante que haja muita atenção, pois perder as datas de inscrição, ou de matrícula, pode impedir o aluno de entrar na universidade este ano”, enfatiza o reitor, Gilberto Arruda. A fim de orientar melhor os alunos que tenham interesse em ingressar na UEMS, o responsável pela Diretoria de Registro Acadêmico (DRA), Célio Luiz da Silva, capacitou uma equipe da Universidade formada por técnicos administrativos e professores – incluindo reitor e vice-reitor – a esclarecerem questionamentos que possam surgir sobre o Sisu. A seguir, uma lista de tópicos que devem ser observados pelos candidatos:

Duas opções de curso

O candidato cadastrado no Sisu poderá escolher dois cursos – primeira e segunda opção. As opções poderão ser alteradas somente durante os três dias de inscrição (16 a 18), depois disso, ficam valendo, durante todo o processo seletivo, os dois últimos cursos indicados pelo concorrente.

O diretor da DRA da UEMS explica que, se o candidato for convocado no curso escolhido como primeira opção (opção mandatária), ele fica automaticamente excluído da concorrência pelo curso escolhido como sua segunda opção. Por outro lado, se o candidato for convocado somente na segunda opção, ele continua habilitado a concorrer às próximas chamadas no curso escolhido como sua opção mandatária. Diante disso, é importante que haja muita atenção no momento de escolher as opções de cursos, pois serão determinantes durante o processo seletivo.

Cotas

No momento da inscrição no Sisu, os candidatos terão a opção de se cadastrarem tanto nas vagas gerais, de ampla concorrência, quanto nas vagas de ações afirmativas, que são as reservadas para cotistas. Na UEMS a reserva é de 10% das vagas para indígenas e de 20% para negros.

Os que optarem pelos cursos da UEMS, na condição de cotistas, terão que comprovar seu enquadramento na política de ações afirmativas da Universidade. Os inscritos indígenas deverão apresentar um documento oficial expedido pela Funai que comprove sua etnia; já os negros passarão por uma banca que será responsável por validar ou não a cota.

Caso o candidato, convocado, não comprove as condições que o habilitaria a concorrer à vaga como cotista, ele será excluído de todo o processo seletivo ficando, inclusive, impedido de concorrer às vagas de ampla concorrência. “Se isso acontecer, a pessoa só poderá voltar a concorrer no ano que vem”, explica Gilberto Arruda.

Cronograma e íntegra em Correio do Estado


Nenhum comentário:

Postar um comentário