sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

UFPR divulga lista 2010-2011

UFPR divulga lista de 5,2 mil aprovados no vestibular

A Universidade Federal do Paraná divulgou na tarde desta sexta-feira (14 de janeiro 2011) a relação dos aprovados no vestibular 2010-2011 da instituição. O resultado está disponível no endereço www.nc.ufpr.br.

No total, foram aprovados 5.236 candidatos. O número é ligeiramente superior ao total de vagas ofertadas (5.016) porque três das 95 opções de cursos terão ainda uma terceira fase de seleção, que se estenderá ao longo do primeiro semestre deste ano.

Os sistemas de vagas da UFPR

Do total de novos calouros, 3.307 disputaram as vagas através da concorrência geral; 1.631, através das cotas sociais; e 298, pelas cotas raciais. Entre os aprovados estão cinco pessoas que disputaram vagas extras - uma por curso - destinadas a candidatos com deficiência.

"De um total de 40% previsto para as cotas, preenchemos 37,5%", comemorou o reitor Zaki Akel Sobrinho, durante entrevista coletiva no Núcleo do Concursos. "Queremos compatibilizar inclusão social com excelência acadêmica."

A matrícula dos aprovados acontece de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, conforme escala publicada na página 23 do Guia do Candidato. A documentação exigida para o registro acadêmico está disponível no documento. Quem não efetivar a matrícula perde o direito à vaga.

A primeira chamada complementar está prevista para 17 de fevereiro. O vestibular da UFPR registrou 43,8 mil candidatos inscritos. O Núcleo de Concursos deve disponibilizar na segunda-feira (17) a consulta ao desempenho individual dos candidatos.

A universidade oferece neste ano 5.540 vagas. Este número é 35,1% superior ao ofertado pela UFPR até 2007, quando a universidade oferecia 4,1 mil vagas. Em três anos, o total de vagas noturnas cresceu 96%, de 978 para 1.914.

Sisu

Além das 5.016 vagas do vestibular, outras 524 serão preenchidas através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do Ministério de Educação. O sistema abre inscrições neste domingo (16), no endereço www.sisu.mec.gov.br.

Podem participar do Sisu os estudantes que fizeram a edição 2010 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), cujo resultado está disponível desde a noite de quinta-feira (13). "O Sisu também é uma segunda oportunidade para os candidatos não aprovados no vestibular da UFPR, inclusive para que possam tentar cursos diferentes", lembrou Zaki Akel Sobrinho.

Das 524 vagas disponibilizadas pela UFPR no Sisu, 388 são de concorrência geral; 68, para candidatos que sempre estudaram em escolas públicas; e outras 68, para candidatos negros. Os candidatos podem escolher duas opções de curso e alterá-las ao longo do período de inscrição, com base na nota de corte (nota mínima) divulgada ao final de cada dia.

"Estamos experimentando a utilização do Sisu neste ano, em seguida vamos fazer uma avaliação a respeito", observou o reitor, para em seguida admitir que as regras "podem mudar" para o próximo vestibular. "Não fizemos uma grande adesão ao sistema porque entendemos que a UFPR tem que atender preferencialmente aos interesses dos jovens do Paraná."

Perfil dos aprovados

A cada quatro candidatos aprovados no vestibular da UFPR, três nasceram no Paraná; 62,2% moram atualmente em Curitiba; 15,3%, nos demais municípios da região metropolitana da capital; e outros 11,8%, em cidades do interior do Paraná.

Por estreita maioria, o total de homens (50,5%) supera o de mulheres. Quanto à faixa etária, 68,4% dos aprovados vão completar, no máximo, 20 anos de idade em 2011.

No que se refere à condição econômica, 61% dos calouros declaram ter uma renda familiar total inferior a R$ 3,3 mil mensais. Pouco mais de um terço (36,4%) terão obrigatoriamente que trabalhar desde o primeiro ano do curso, em tempo integral ou parcial.

A maioria dos aprovados no vestibular da UFPR ou cursaram o ensino fundamental e o Ensino médio sempre em escola pública (40,3%) ou a maior parte em escola pública (15,5%). Outros 30,9% sempre estudaram em escola particular.

Declararam não ter feito nenhum curso preparatório 43,9% dos aprovados. Os principais meios de informação acerca do processo seletivo da UFPR foram as instituições de ensino (35%), seguidas da internet (34,6%), Feira UFPR Cursos e Profissões (9,4%), TV (2,7%), jornal (1,2%) e rádio (0,2%).

O resultado do vestibular UFPR (em formato .txt)

Lista dos aprovados no curso de formação de oficiais da PM (em formato .txt)

Extraído de Portal Palotina




Nenhum comentário:

Postar um comentário