quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

UFES - Sistema de reserva de vagas

Sistema de reserva de vagas (Cotas)

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) aprovou, no dia 9 de agosto de 2007, um sistema de inclusão social em seu processo seletivo, para fins de ingresso na instituição.

O debate sobre a reserva de vagas, no entanto, teve início na Ufes em 2005, com a formação de uma comissão especial. Em 2006, uma proposta foi apresentada ao Cepe, mas foi rejeitada. No ano seguinte, uma nova comissão foi formada, desta vez com representantes da comunidade universitária.

Todo o processo, desde as primeiras discussões sobre o tema até a aprovação da medida, envolveu reuniões, pesquisas e audiências públicas com o objetivo de encontrar um modelo que atendesse à realidade da universidade e do Estado. Finalmente, em 2007, o Cepe analisou a proposta apresentada, e, após promover as alterações que julgou necessárias, aprovou a proposta de reserva de vagas.

No mesmo ano, o Cepe também aprovou o programa de permanência na universidade para alunos em dificuldades sócio-econômicas. Assim, o sistema de reserva de vagas contempla os estudantes que tenham cursado pelo menos quatro anos das séries do ensino fundamental e todo o ensino médio em escola pública, e que tenham renda familiar inferior a sete salários mínimos.

O modelo adotado estabeleceu a reserva de 40% do total de vagas de cada curso para estudantes oriundos de escolas públicas do país. Os percentuais poderão ser aumentados para 45% e 50% naqueles cursos onde a oferta de vagas for ampliada.

No processo seletivo de 2008, a Ufes reservou 1.318 das 3.295 vagas oferecidas.

Extraído de http://portal.ufes.br/cotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário