quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Censo universitário: bolsas, cotas e outros pontos

30% dos universitários têm algum tipo de bolsa

Qui, 13 de Janeiro de 2011 15:32

1,2 milhão de estudantes de universidades particulares dispõe de benefício


Três em dez alunos do Ensino Superior privado têm algum tipo de bolsa ou benefício que os isenta do pagamento da mensalidade, segundo o Censo da Educação Superior.

Ao todo, 1,2 milhão de estudantes recebem algum tipo de bolsa. Desses, 82% recebem benefícios reembolsáveis, que deverão ser pagos depois que o estudante concluir a graduação. Outros 17% são alunos com bolsas não reembolsáveis, como as oferecidas pelo ProUni (Programa Universidade para Todos).

Dos estudantes das universidades públicas, 10% ingressaram por meio de sistema de reserva de vagas em 2009. De acordo com a pesquisa, 69% dos alunos utilizam como critério de seleção o fato de terem estudado em escola pública. Já 25% das reservas de vagas são preenchida s a partir de critérios etnorraciais.


As matrículas das universidades públicas caíram 2% de 2008 para 2009, passando de 1.552.953 para 1.523.864. Considerando as instituições públicas e particulares, o número de estudantes matriculados registrou aumento de 2,5% no período. Ao todo, no ano retrasado, o país tinha 5,9 milhões de estudantes no Ensino sSperior.

Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, a queda deve-se à mudança de metodologia do censo. “É preciso verificar universidade por universidade”, disse, de acordo com a Agência Brasil. “Detectamos várias universidades que informavam no censo alunos que tinham trancado matrícula ou já tinham deixado a instituição”, explicou.

As quedas mais fortes no número de matrículas das instituições públicas se deu nas universidades estaduais e municipais. O fechamento da Fundação Universidade do Tocantins, que pertencia à rede estadual e possuía 75 mil alunos, também impactou na conta, segundo o ministro.

Considerando as federais, houve aumento de 20% no total de matriculados, entre 2008 e 2009. Já nas instituições particulares, o aumento foi de 4%.

O Censo ainda mostra que o Brasil tinha 2.314 instituições de Ensino Superior, sendo que 89,4% são privadas e 10,6% públicas. Do total das instituições, 63,8% é de pequeno porte, com até mil alunos matriculados.

Extraído de Jornale - Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário